IPIAAM participa no Aviation Safety Symposium 2019-09-04

Uma delegação cabo-verdiana chefiada pelo Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos, IPIAAM, Eng.º Mário Margarito Gomes, participou, de 14 a 15 de agosto, no aviation safety symposium, evento realizado na Cidade de Lagos, Nigéria. Nesta deslocação a Lagos, o Presidente de IPIAAM, fez-se acompanhar pelo Vogal Executivo, Eng.º Jorge Rodrigues.

Organizado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América no âmbito do programa Safe Skies for Africa (SSFA), este Symposium foi realizado em estreita parceria com as Autoridades responsáveis pela Investigação de Acidentes da Nigéria, a Accident Investigation Bureau (AIB) e a National Transportation Safety Board (NTSB) dos Estados Unidos da Améria.

O evento contou com a participação de representantes de vários Países do continente Africano, com destaque para a representação de alguns dos Estados Membros da Banjul Accord Group Accident Investigation Agency (BAGAIA), nomeadamente Cabo Verde, Gana, Guine Conacri e da anfitriã Nigéria.

A complexidade dos processos e procedimentos de investigação de acidentes aeronáuticos, com enfoque na emissão de recomendações de segurança para prevenção de ocorrências, exigem dos Estados, mas principalmente dos investigadores, uma atenção especial com o cumprimento das normas e práticas recomendadas da ICAO.

O Symposium ficou  marcado pela partilha de conhecimentos e experiencias entre os participantes, conduzidos e moderados por conceituados investigadores e técnicos da NTSB designadamente nos  processos e procedimentos de investigação de acidentes; na assistência às vítimas de Acidentes  e no Safety Advocacy.O  Symposium foi conduzido por investigadores reconhecidos internacionalmente, quais sejam o antigo Director Operacional da NTSB, Denis Jones, com 40 anos de experiencia, a Coordenadora dos Serviços de Assistência às Vítimas da NTSB, Stephanie R. Matonek e o Chefe do Gabinete da Safety Advocacy da NTSB, Nicholas S. Worrell.

Tags:

Partilhar