Visita institucional à AIB 2019-09-04

Com a finalidade de estreitar as relações institucionais entre o Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos de Cabo Verde (IPIAAM) e o Accident Investigation Agency da Nigéria (AIB), o Presidente do Conselho Diretivo, Eng.º Mário Margarito Gomes e o Vogal Executivo do IPIAAM, Eng.º Jorge Rodrigues, realizaram uma visita de trabalho à Sede da AIB em Lagos no dia 19 de Agosto, e ao Centro operacional em Abuja no dia 20 do mesmo mês.  

A delegação Cabo-verdiana foi recebida pelo Comissário da AIB, Eng.º Akin Aolateru e pelos Diretores, Investigadores e técnicos das diversas áreas operacionais desta entidade.

Durante os encontros, os princípios de cooperação institucional entre as duas Autoridades de investigação de acidentes foram reforçados, no âmbito da disponibilização, ao abrigo do Acordo de BAGAIA que os dois Estado, Cabo Verde e Nigéria, são signatários, do laboratório de leitura e análise dos dados de gravadores de voo e do laboratório de Destroços da AIB.

Nos laboratórios foram apresentados diversos tipos de caixas negras: de voz, de dados e os gravadores de fitas magnéticas. Também foi demonstrada uma animação, exemplo de uma ocorrência aeronáutica, a fim de apresentar a metodologia investigativa relativa aos dados encontrados nas caixas negras.

Tags:

Partilhar