Encontro de trabalho com S. Exa. o Ministro de Turismo e Transporte e périplo de visitas/encontros de trabalho com os principais Stakeholders do Sector Marítimo.
Enquadrado no Plano de Atividades para o ano de 2020 – Ano de consolidação do recém-criado Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM) e, convicto que o sucesso do novel Instituto no cumprimento das atribuições que estiveram na base da sua criação estão, inter alia, intrinsecamente ligado às boas relações de comunicação entre as Instituições com responsabilidades partilhadas no setor marítimo, o Conselho Directivo (CD) efectuou, no período de 10 a 14 de fevereiro, vários encontros de trabalho com os principais stakeholders do sector marítimo, nomeadamente o IMP, a ENAPOR, a CABNAVE, ENACOL e a Cabo Verde Interilhas.
Durante as várias seções de trabalho, foram discutidos aspetos transversais e relevantes para a promoção da segurança operacional no sector marítimo, per si, complexo e exigente, onde a segurança deve ser uma preocupação permanente de todos, em estrito alinhamento com as melhores práticas internacionalmente estabelecidas no Código para a Investigação de Acidentes e de Incidentes Marítimos adotado pela Organização Marítima Internacional (IMO) e demais legislações internacionais de que Cabo Verde é parte, conjugadas com a legislação nacional atinente à matéria de segurança marítima.
Já no dia 17 de fevereiro, na cidade da Praia, o CD teve o privilégio de ser recebido pela S. Exa. o Ministro de Turismo e Transportes, Dr. Carlos Santos.
Tratando-se de um primeiro encontro, o CD, composto pelo Presidente Eng.º Mario Margarito Gomes e pelos Vogais Executivos, Eng. Jorge Rodrigues e CMAR António Duarte Monteiro, aproveitou para fazer ao recém-empossado Ministro, Dr. Carlos Santos uma breve apresentação do IPIAAM, bem como das atividades em curso, consagradas no Plano de atividades programadas para o ano de 2020, colocando a tónica nas ações preventivas de segurança, visando evitar e/ou mitigar ao máximo, a ocorrência de acidentes, envolvendo meios aéreos e marítimos cabo-verdianos.
O Ministro Carlos Santos, enquanto um dos Ministros que superintende o IPIAAM, acolheu de bom agrado os projetos em carteira e aproveitou para manifestar ao CD, todo o apoio pessoal e do Ministério sob sua tutela, com o fito de contribuir para o reforço de medidas estruturantes no segmento da segurança aeronáutica, sempre no estrito cumprimento das normas emanadas pela Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), da qual Cabo Verde é membro, e demais legislações nacionais aplicáveis.